Brigadeiro sem manteiga ou margarina. Como fazer?

Dúvidas Frequentes sobre o Brigadeiro Sem Manteiga ou Margarina

Uma dúvida que recebemos muito, tanto de alunos quanto de seguidores é: “Posso fazer o brigadeiro sem manteiga? É indispensável ou dá para fazer sem ela? Posso substituir pela margarina?”

Descubra nesse artigo se é possível fazer brigadeiro sem manteiga ou margarina, e qual a importância desse ingrediente na receita para que os brigadeiros fiquem perfeitos.

brigadeiro sem manteiga

Sempre recomendamos o uso da manteiga no brigadeiro, pois ela adiciona uma gordura extra na massa, fazendo com que o brigadeiro fique mais cremoso, macio e aveludado.

Ela também deixa um sabor mais refinado, e o resultado final do brigadeiro é sempre melhor.

brigadeiro sem margarina

→ Leia em seguida: Vai Farinha na Receita do Brigadeiro Gourmet? Descubra aqui

O brigadeiro vai dar errado sem manteiga?

O brigadeiro sem manteiga não vai dar errado, mas o resultado não será igual.

Inclusive, na receita de brigadeiro tradicional que temos aqui no blog, nós indicamos usar a manteiga também. Veja abaixo.

Receita de Brigadeiro Tradicional

• Tempo de preparo: 30 minutos
  • Rendimento: 30 unidades

Utensílios:

(clique nas imagens para ver onde comprar)

Ingredientes:

• 395 g de leite condensado
  • 15 g de manteiga sem sal
  • 60 g de chocolate em pó
  • 100 g de chocolate granulado

Modo de Preparo:

Em uma panela, de preferência de fundo grosso para não queimar o brigadeiro, coloque o leite condensado, a manteiga e o chocolate em pó.

Cozinhe em fogo médio ou baixo e mexa sem parar, até que o brigadeiro comece a desgrudar do fundo da panela.

Assim que chegar no ponto, despeje imediatamente em um prato e cubra com filme plástico PVC em contato com o doce para não criar uma película. Não deixe esfriando na panela, pois o calor pode continuar a cozinhar o brigadeiro e ocasionar pelotas.

Deixe esfriar por cerca de 8 horas, enrole pequenas bolinhas de 15 gramas cada, passando-as no chocolate granulado e coloque em forminhas apropriadas.

Porém, você pode fazer seus testes, e fazer essa mesma receita sem a manteiga para ver a diferença na textura e sabor.

fazer brigadeiro

Confira também, algumas dicas extras no vídeo abaixo:

Pode substituir a manteiga por margarina?

Não recomendamos substituir a manteiga por margarina.

Por mais que hoje existam marcas no mercado que imitem sabor da manteiga, são gorduras diferentes, e algumas vezes, hidrogenadas (não fazem bem para a saúde, têm qualidade inferior e composição diferente).

Isso pode interferir no resultado do seu brigadeiro, então, prefira sempre a manteiga.

Há quem diga que a manteiga vai fazer com que o granulado não se prenda ao doce, mas isso não é verdade – muito pelo contrário:

Justamente quando há falta de gordura é que isso acontece!

E aí o granulado não adere, ficando o chamado brigadeiro “careca”.

Clique aqui e conheça nosso Curso de Brigadeiros e Beijinhos Gourmet, e saiba por que essas receitas já conquistaram milhares de alunos e seus clientes!

Curso Brigadeiros Gourmet - Banner

E aí? gostou da dica? Então compartilhe com quem você acha que pode ajudar!