Panetone Recheado com Sorvete e Doce de Leite Cremoso Salgado

Panetone, Sorvete e Calor: esse é o Natal no Brasil

Hoje você vai aprender a fazer uma receita incrível: é o Panetone recheado com sorvete e doce de leite cremoso, com um toque de sal.

Sorvete de Creme Para Recheio de Panetone

É a cara do verão, além de ser uma excelente opção de sobremesa para a ceia do Natal.

Você pode acompanhar o passo a passo no vídeo abaixo, e em seguida anotar os ingredientes que estão logo abaixo dele.

[elementor-template id=”10773″]

Receita de Panetone Recheado com Sorvete e Doce de Leite

Ingredientes:

• 1 panetone ou chocotone de 500 g

• 200 g de recheio de doce de leite cremoso salgado (receita aqui)

• 150 g de sorvete de creme (ou outro sabor que desejar)

• 100 g de chocolate nobre

• 100 g de creme de leite

• Chocolate fracionado branco derretido para decorar (quanto baste)

Dica sobre o recheio de doce de leite

Recheio de Doce de Leite Para Panetone

Quando for utilizá-lo, retire-o da geladeira um pouco antes, até que ele chegue em temperatura ambiente. Assim facilitará o manuseio na hora de rechear.

Se preferir, pode colocar dentro de uma manga de confeitar para ajudar a rechear o panetone. Mas é apenas uma sugestão, e colheres funcionarão da mesma maneira.

Esse recheio vai trazer um contraste delicioso com o sorvete de creme, e assim não fica muito doce, nem enjoativo.

O toque de sal é totalmente opcional, mas eu recomendo muito se você ainda não experimentou! Ele não vai deixar o recheio salgado, e sim realçar o sabor do doce de leite.

Modo de Preparo

1 – Com o panetone ou chocotone escolhido em mãos, comece a rechear.

→ Você aprende a fazer um panetone ou chocotone perfeitos em nosso Curso de Panetones Lucrativos online – clique aqui para conhecer.

A massa é muito saborosa, úmida e macia, como um panetone deve ser.

Banner Curso Panetones

2 – Corte o topo do panetone e reserve.

3 – Retire o miolo do panetone, deixando uma parede de espessura aproximada de 3 cm, para manter a estrutura do panetone.

4 – Com esse miolinho, você pode criar Panetone no Pote, que é mais uma das receitas que você aprende em nosso curso. Aqui, nada se perde!

Panetone no Pote

5 – Agora, intercale as camadas de doce de leite, sorvete e doce de leite, sendo que essa última camada servirá como uma “colinha” para fecharmos nosso panetone em seguida.

6 – Finalize, colocando o topo e pressionando levemente para vedar.

7 – Leve ao freezer por 1 hora para firmar bem antes de cobrir.

8 – Agora, faça a ganache: misture o chocolate e o creme de leite em uma tigela própria para microondas, e leve para derreter na potência média, de 30 em 30 segundos, misturando bem entre os intervalos, até que tudo fique homogêneo e bem brilhoso.

9 – Cubra o panetone com uma camada generosa dessa ganache, e para dar um charme especial, faça risquinhos com o chocolate branco derretido, com o auxílio de uma manga de confeitar.

Decoração do Panetone com Chocolate e Ganache

Pelo fato de estar utilizando um chocolate fracionado, neste caso não é necessário fazer a temperagem.

→ Já ensinamos aqui tudo o que você precisa saber sobre chocolate fracionado – um guia completo.

→ E também, como temperar o chocolate, caso você não saiba do que se trata.

Lembrando que para a ganache, o ideal é que você utilize o chocolate nobre, por ser mais saboroso.

10 – Agora, é só levar ao freezer por no mínimo mais 1 hora para firmar bem o recheio e a cobertura.

Leve à mesa somente na hora de servir, para que o sorvete não derreta. E devolva ao freezer o quanto antes caso todos tenham se servido, e tenha sobrado algum pedaço (o que acho muito difícil acontecer!). ?

[elementor-template id=”6403″]

Como embalar o Panetone Recheado com Sorvete?

Embale com muito capricho o seu panetone, não esquecendo de colocar uma etiqueta que consta a validade, nome do seu negócio e uma forma de contato (telefone ou site, por exemplo).

Como esse panetone contém sorvete, é importante que você use uma caixa térmica, como aquelas de isopor próprias para sorvete mesmo.

Assim, você evita o derretimento, e também que a massa fique molhada com o degelo do panetone.

A caixa térmica servirá como uma embalagem primária. Depois, é importante que você dê um acabamento mais charmoso e elegante em seu panetone.

→ Veja este artigo onde damos muitas dicas sobre embalagens para panetone.

Qual a validade deste panetone?

Este panetone dura até 20 dias no freezer, porém, é importante sempre lembrar que:

1 – Faça para entregar o mais fresco possível, pois você não tem como saber exatamente quando o seu cliente irá consumir.

2 – Uma vez descongelado, não pode voltar ao freezer para re-congelar (exceto no caso que eu mencionei acima, onde sobrou um pedacinho, e logo a pessoa vai comer de novo, no máximo no dia seguinte).

Espero muito que você tenha gostado!

Quando você fizer essa receita, marque a gente no Instagram da Escola de Doce aqui.

Um beijo, Feliz Natal e um Próspero Ano Novo!