Como Planejar a Produção de Ovos de Páscoa?

Planejamento da produção é a chave para mais lucro

A Páscoa é uma das épocas mais lucrativas para quem trabalha com doces artesanais.

Por esse motivo, muitas pessoas que ainda não trabalham com isso, escolhem esse período para entrarem nesse nicho, seja para gerar uma renda extra, seja para iniciar um negócio próprio.

Veja o artigo que explica passo a passo como fazer ovos de páscoa para vender aqui.

E em seguida, o outro artigo que fala sobre como fazer ovos de colher para vender, aqui.

Porém, a falta de experiência gera dúvidas como:

• Por onde começar e quais ovos de páscoa vender?

• Quanto eu consigo produzir?

• Quantas encomendas eu posso pegar?

Neste artigo, vou te ajudar passo a passo a planejar sua produção, para que você tenha uma Páscoa, além de mais tranquila, mais lucrativa!

Isso, porque o planejamento correto evita desperdícios, tanto de tempo, como de dinheiro e matéria prima, e isso é fundamental para que você tenha mais lucros.

Então, vamos começar?

Primeiro Passo – Criação do Cardápio

Antes de mais nada, você deve saber o que vai oferecer em seu cardápio.

Já postamos um artigo completo sobre como criar seu cardápio de ovos de Páscoa aqui.

Leia o artigo acima depois de terminar este.

Segundo Passo – Quanto eu consigo produzir?

Digamos que você tenha R$ 500 reais para investir nessa Páscoa.

Antes de mais nada, você dever ter a ficha técnica do seu ovo de Páscoa em mãos para poder fazer esse cálculo.

Já postamos um artigo sobre como criar a ficha técnica do seu ovo de Páscoa aqui (sim, a gente pensou em tudo para te ajudar! ?).

Com a ficha técnica em mãos, você saberá quantos ovos poderá produzir com esse valor. Como? Muito simples!

No exemplo do artigo sobre a ficha técnica já mencionado, descobrimos que gastaríamos R$ 6,47 para fazer 1 ovo trufado de 150 gramas, já embalado (você deve fazer a sua própria ficha para ter o seu custo exato).

Agora, a lógica é: se com R$ 6,47 você faz 1 ovo, quantos ovos fará com R$ 500?

quantos ovos de páscoa produzir

Fazendo uma regra de 3, você descobrirá que poderá fazer cerca de 11,5 kg de produto pronto.

Para isso, a gente multiplica 500 x 150 e divide o resultado por 6,47.

Total: 11.591,96.

Arredondando para baixo, teremos 11,5kg de produto pronto.

Essa portanto, é a sua capacidade de produção com o dinheiro que você tem para investir.

Quer ir mais além, e saber quantos ovos vai poder fabricar?

Basta dividir 11.591,96 por 150 gramas, e você descobrirá que pode fazer até 76 ovos trufados de 150 gramas!

Veja:

quantos ovos de pascoa produzir

Claro que provavelmente você fará outros tamanhos, mas isso foi apenas um exemplo para você ver como é importante conseguir visualizar sua capacidade de produção.

Assim, você não se perde nas encomendas, e não aceitará pedidos que não poderá honrar a entrega.

Terceiro passo – Quantos encomendas eu posso pegar?

Agora, um passo importante é saber quanto tempo eu levo para fazer o meu ovo trufado, para saber quantas encomendas eu posso realmente pegar.

Não adianta você ter um dinheirão para investir, e não ter tempo de produzir os ovos, concorda? Afinal, você é um(a) só.

Então, você deve cronometrar quanto tempo você leva para fazer uma receita inteira, e a partir daí, tirar suas conclusões.

Digamos que você leve 1 hora para fazer esse ovo, e você vai aceitar encomendas faltando 30 dias para a Páscoa.

Você vai trabalhar 8 horas por dia, de segunda à sábado, ou seja, 6 dias por semana.

Logo, você vai trabalhar 24 dias, que multiplicadas por 8 horas, darão 192 horas.

Legal! Se você leva uma hora para fazer um ovo, e tem 192 horas para fabricá-lo, significa que você pode fazer 192 ovos, ou seja, mais do que os 76 ovos da sua capacidade.

Ou ainda, poderá trabalhar menos horas,  por exemplo.

quantos ovos dá para fazer

Dica extra de organização da produção

Agora, uma dica extra de organização: você pode dividir a produção dos seus ovos em etapas para, além de facilitar a sua vida, agilizar seu trabalho, e com isso levar menos do que 1 hora para fazer o seu ovo.

Fazer isso te possibilitará também, aumentar ainda mais sua capacidade de produção:

• Você pode separar um dia apenas para produzir as cascas dos ovos e os bombons que irão dentro.

• No outro dia, você pode fazer somente seus recheios, e acondicioná-los na geladeira ou freezer.

• No dia anterior à entrega (dependendo do recheio do seu ovo, e da necessidade de refrigeração, mais ou menos dias antes) você se dedica apenas à montagem dos ovos, seguido das embalagens.

• E então você dedica um dia para entregas e retiradas, na medida do possível, já que nem todo cliente terá a mesma disponibilidade.

planejar produção de ovos de pascoa

Com isso, você terá uma produção muito mais organizada.

É importante lembrar que o ideal é que você tenha uma geladeira separada apenas para sua produção de ovos de Páscoa.

Mas como sabemos que na maioria dos casos isso não é possível, procure esvaziar a sua geladeira o máximo que conseguir nesse período, deixando-a extremamente limpa.

Não guarde nenhum alimento destampado, ou que possa passar cheiro ou sabor ao seu chocolate.

Para aprender passo a passo como fabricar seus ovos de Páscoa em casa, recomendo que conheça nosso Curso Ovos de Páscoa Mais Vendidos, 100% online, em videoaulas super detalhadas e com Bônus especiais!

banner ovos de pascoa2

Seguindo as dicas desse artigo, e lendo os outros artigos indicados lá no início, sobre criação de cardápio, ovos mais vendidos e ficha técnica, com certeza você conseguirá planejar sua produção muito melhor, e com certeza terá uma Páscoa extremamente lucrativa.

Conta aqui nos comentários se você vai seguir essas dicas, e depois como foi a sua Páscoa ao colocá-las em prática!