Como Fazer Casca de Ovo de Páscoa Simples e Rápido – Guia Completo.

Publicidade

Hoje trazemos um guia completo sobre como fazer casca de ovo de Páscoa de forma simples e rápida, com um toque profissional. Vamos explorar desde o derretimento do chocolate até o resultado final, incluindo dicas valiosas para garantir a perfeição e brilho de seu ovo.

Qual chocolate usar para fazer casca de ovo de Páscoa?

Você pode trabalhar com o chocolate nobre ou com a cobertura fracionada sabor chocolate, sendo que cada um possui seus prós e contras.

No caso do chocolate nobre, você terá uma casca de ovo de Páscoa muito mais gostosa, e de melhor qualidade. Porém, deverá considerar que o preço dele é mais alto, e deve passar pelo processo de temperagem (choque térmico), para garantir a textura perfeita.

Publicidade

Caso opte pelo chocolate nobre, confira nosso artigo sobre como temperar o chocolate aqui.

chocolate para fazer casca de ovo de páscoa

Já com o chocolate fracionado*, além de ser mais em conta, você não precisará passar pela etapa de temperagem, tornando o processo mais fácil e rápido. Porém, a qualidade dele é inferior ao chocolate nobre, já que tecnicamente ele não é considerado chocolate.

De qualquer forma, hoje existem excelentes marcas de chocolate fracionado no mercado. Veja nosso artigo que explica tudo sobre o chocolate fracionado.

*P.S.: chamaremos de chocolate fracionado neste artigo, pois é a maneira como a maioria das pessoas fala. Mas o nome correto é cobertura fracionada.

→ Leia em seguida:

como fazer casca de ovo de páscoa

Casca de Ovo de Páscoa Tradicional


  • Tempo de preparo: 15 minutos
  • Rendimento: 1 unidade

Ingrediente e utensílio

  • 250 g de chocolate
  • Forma de silicone tamanho 250 g

Derretimento do chocolate

Para começar a fazer a casca de ovo de Páscoa, derreta o chocolate no micro-ondas em potência média de 30 em 30 segundos, mexendo em cada intervalo, até obter uma consistência homogênea.

derretendo o chocolate

Se preferir, utilize o método de derretimento do chocolate em banho-maria que já ensinamos aqui no blog.

Neste momento, você pode adicionar outros ingredientes para criar uma textura em sua casca de ovo de Páscoa, como amendoim, flocos de arroz, nozes, castanhas ou biscoitos quebrados.

Forminhas para fazer casca de ovo de Páscoa

Existem duas opções de formas: as tradicionais (simples), e as de três partes. As de três partes podem ter um custo um pouco mais elevado, mas valem muito à pena, por trazerem mais agilidade, menos sujeira, e padronização na hora de fazer as cascas de ovo de Páscoa.

formas de ovo de páscoa

Além disso, elas vêm com marcações para facilitar o preenchimento.

Preenchendo as formas de ovo de Páscoa

1. Use uma tigela para apoiar a sua forminha, para facilitar o manuseio dela. Coloque o chocolate derretido até a marcação da forma.

apoio da forma de ovo

2. Em seguida, coloque a parte de silicone.

mostrando como fazer casca de ovo

3. Finalmente, coloque a terceira parte da forma, apertando para espalhar o chocolate uniformemente. Em seguida, dê leves batidinhas para eliminar bolhas de ar.

fechando a forma de ovo de silicone
Publicidade

4. Agora, é só levar na geladeira até o chocolate endurecer (ou cristalizar, que é o termo técnico).

O tempo na geladeira pode variar, mas aguarde até que as formas fiquem completamente opacas. Este é o sinal de que o chocolate está cristalizado. Geralmente o tempo é cerca de 10 à 15 minutos.

casca de ovo de chocolate opaca

Em nosso Curso de Ovos de Páscoa Mais Vendidos, você aprenderá todas as técnicas necessárias para produzir ovos de Páscoa perfeitos, mesmo que nunca tenha trabalhado com chocolate antes.

Além de recheios maravilhosos, aprenderá a fazer cascas de ovos trufadas, cascas recheadas, ovos de colher e muito mais.

Para conhecer o Curso, clique aqui.

Dicas para desenformar sua casca de ovo de Páscoa

Retire as cascas da forma com cuidado. Recomendamos o uso de luvas de vinil para evitar marcar o chocolate com digitais.

Coloque-as sobre papel manteiga para descansar por 20 à 30 minutos para atingir a temperatura ambiente.

casas de oco de páscoa finalizadas

Caso suas cascas prontas estejam suando, não se preocupe: isso é normal de ocorrer, especialmente se você não trabalha numa cozinha climatizada. Basta deixar as cascas de chocolate descansarem até atingirem a temperatura ambiente.

Publicidade

Assista ao vídeo abaixo para mais dicas sobre como fazer casca de ovo de Páscoa:

Agora você já sabe como fazer casca de ovo de Páscoa perfeita, de maneira profissional. Com um pouco de prática, seus ovos ficarão lindos e com acabamento perfeito.

Esperamos que aproveite este guia e tenha uma Páscoa deliciosa e cheia de chocolates!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *