Receita de Geleia de Uva Fácil: Só 3 Ingredientes

Como fazer geleia de uva (receita de família)

Essa receita de geleia de uva é uma daquelas com valor afetivo de família, passada de geração para geração, há mais de 40 anos atrás. Ela é um show de sabor e aroma, fica com uma cor maravilhosa, e pode incrementar seus doces dando um toque muito especial.

Essa geleia fica excelente como recheio de bolos, saborizante de cremes e brigadeiros gourmet, recheio de trufas e coberturas de bolos e tortas. Pode ser consumida com pães, torradas e queijos.

Compota de geleia de uva

Curiosidade: em algumas regiões do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, esse tipo de preparo é conhecido como Chimia de Uva, pois no processamento desta compota doce é utilizada a casca da uva. É muito utilizada para passar no pão devido sua consistência firme e cremosa.

Passo a passo da geleia de uva em vídeo

Assista ao vídeo abaixo para ver o passo a passo:

Anote a receita e mãos à obra!

Crie outros sabores com a mesma receita

Seguindo esse mesmo procedimento, e utilizando outras frutas, você pode fazer geleias de diversos sabores, como por exemplo: outros tipos de uvas (verdes, roxas, brancas, rubi), frutas vermelhas com framboesa e mirtilos, manga, morango, jabuticaba, figo, goiaba, maçã, laranja, acerola, pitanga e o que mais desejar.

É só soltar a criatividade!

→ Leia a seguir: Receita de Geleia de Maracujá Super Fácil

Dica extra

A casca da uva já contém bastante pectina. Portanto, não há necessidade de incluir maçãs como espessante, como em outros tipos de geleias que às vezes se faz necessário, com a finalidade de chegar na consistência ideal.

Potinho de Geleia ou chimia de uva

→ E falando em uvas, veja em seguida essa receita de brigadeiro gourmet branco, que você pode rechear com frutas como uvas, morangos e outras frutas frescas, e até essa geleia!

→ Apenas atente-se à questão da validade para esses docinhos, que por terem ingredientes frescos, duram menos.

Como oferecer essa geleia ao cliente

Você pode oferecer essa compota aos seus clientes em cestas de queijos e vinhos, e pode incluir outros sabores, juntamente com antepastos, frutas frescas e secas. Será um verdadeiro sucesso!

Veja algumas ideias para se inspirar:

Geleia de uva com queijo
Tábua de queijos com geleia

As tábuas de frio estão super na moda, e a tendência é de que continuem assim. Um potinho de geleia sempre vai bem para acompanhar a seleção de queijos, salames, presuntos etc.

Tabua de frios com geleia

E simplesmente vender para quem procura por uma opção caseira para comer com pães e bolos no café da tarde, é também uma excelente opção:

Pão com geleia

Sobre a validade da geleia de uva

Se forem corretamente esterilizados e envasados seguindo os procedimentos de pote para conserva, a validade é de 1 ano.

E após o vidro aberto, conservar em geladeira por 30 dias.

Aprenda mais sobre geleias

Se você curte fazer geleias caseiras, tanto por hobby como para vender, conheça o Curso de Geleias Caseiras, e aprenda a fazer geleias lucrativas!

Curso de Geleias Caseiras

Gostou desta receita? Quando fizer publique em seu instagram e marque a @escoladedoce

Deixe aqui um comentário de uma receita que você gostaria de ver em nosso Blog.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Marilene Quadros disse:

    Adorei a receita. Só fiquei na dúvida se para conservar por mais tempo o vidro precisa ser guardado na geladeira ou não?