Qual o melhor brigadeiro pronto para enrolar?
Hoje vamos falar sobre o brigadeiro pronto para enrolar, que são aqueles docinhos prontos enlatados. É só enrolar e servir na sua festa. Será que eles são bons, ou seriam melhor os feitos de forma caseira? Qual a melhor marca?
Adiantamos que essas são opiniões pessoais da nossa equipe, e portanto cada um pode ter visões e preferências diferentes, mas traremos bons argumentos que poderão te ajudar a tomar e melhor decisão.
Falaremos então, dos mais tradicionais que existem, que são os brigadeiros das principais marcas do mercado: Nestlé (Leite Moça), Alispec e Junco.
Brigadeiro Pronto Para Enrolar Moça / Nestlé
De forma geral, o brigadeiro da Nestlé (Leite Moça), possui um sabor que se aproxima bastante de um brigadeiro feito em casa.
Porém, em relação à textura, apesar de ter certa cremosidade, pelo fato de possuir gelatina e pectina como espessantes, acaba ficando bem consistente, semelhante a um pudim brigadeirão que não vai ao forno. Como se fosse possível cortar com uma faca.
Basicamente, os ingredientes desse produto são o leite condensado (leite e açúcar), achocolatado em pó (que contém mais açúcar do que um chocolate em pó 50% por exemplo), e que até aqui se assemelha muito com a receita caseira.
Porém, além desses ingredientes, nele encontramos também pectina, gelatina e maltodextrina (que é açúcar).
Sendo assim, esse brigadeiro fica um pouco mais doce do que um brigadeiro tradicional caseiro.
Os ingredientes do brigadeiro pronto para enrolar da Nestlé na íntegra são:
Leite integral, açúcar, alimento achocolatado em pó (10%), maltodextrina e espessantes alginato de cálcio, gelatina e pectina.
Ao tentar enrolar, ele segura bem o formato redondinho sem “esparramar” na forminha depois de algum tempo. E também não gruda nas mãos entre um brigadeiro e outro.
Veja onde comprar esse produto clicando aqui.
Brigadeiro Pronto Para Enrolar Alispec
Já o brigadeiro pronto para enrolar e rechear da Alispec possui uma textura mais similar a um brigadeiro (até mais do que da Nestlé), mas o sabor é mais artificial.
Além disso, neste produto, são colocados vários ingredientes para se aproximar do leite condensado, porém, não contém o leite condensado propriamente dito.
Veja abaixo, os ingredientes:
Açúcar, água, gordura vegetal, xarope de glucose de milho, leite em pó, cacau, concentrado proteico de soro de leite, amido modificado, sal, espessante pectina, emulsificantes mono e diglicerídeos, conservador sorbato de potássio e aromas idênticos aos naturais
Sabemos que o leite condensado é uma matéria prima um pouco mais cara, e é por esse motivo que ainda muitas empresas usam misturas lácteas na composição de seus produtos – para torná-los mais acessíveis.
Inclusive, já ensinamos como fazer leite condensado caseiro em nosso Canal do Youtube. Veja abaixo:
Isso não torna o brigadeiro pronto da Alispec um produto necessariamente ruim, mas quem compra deve ter a consciência do que está levando para casa (e principalmente, se a intenção é fazer o brigadeiro para vender, é ainda mais necessário saber a composição do produto).
A marca sugere que para facilitar o uso como recheio ou cobertura, você pode adicionar um pouco de creme de leite para deixar o brigadeiro um pouco mais mole.
Ao tentar enrolar, ele não segura o formato por muito tempo, e logo achata dentro da forminha.
Além disso, gruda bastante nas mãos, gerando desperdício do próprio produto, além de tempo, água e manteiga para untar as mãos entre um brigadeiro e outro, já que você precisa parar para lavar as mãos com muita frequência para continuar o trabalho.
Veja preços e onde comprar aqui.
O brigadeiro pronto Junco é bom?
Da mesma forma que o brigadeiro da Alispec, o brigadeiro pronto Junco não é feito de leite condensado. A própria marca descreve o produto da seguinte maneira:
“Doce de soro de leite com chocolate pronto para uso”.
Os ingredientes são:
Soro de leite refrigerado e/ou soro de leite em pó reconstituído, açúcar, amido modificado, água, composto lácteo com adição, pó de cacau alcalino, concentrado proteico de soro de leite em pó, espessante pectina, conservante sorbato de potássio, aroma idêntico ao natural de leite, estabilizante citrato de sódio e aroma artificial de baunilha.
Note que ele contém amido, o que torna a textura menos parecida com a de um brigadeiro original.
Já falamos sobre a questão de brigadeiro com farinha em outro artigo.
As opiniões são muito divididas quando você pesquisa na internet quanto ao Junco ser bom.
Você encontra desde avaliações 5 estrelas em lojas que vendem o produto (mas nem sempre podemos confiar nessas avaliações), até reclamações no site Reclame Aqui.
São dois extremos, ou seja, uns amam e acham que é bom, outros odeiam.
Baseado apenas nos ingredientes, nossa sugestão seria a de que você evitasse esse produto, dependendo do público que irá consumi-lo.
Clientes mais exigentes, que possuem a expectativa de receber um brigadeiro caseiro, muito provavelmente não irão gostar no brigadeiro pronto para enrolar da Junco.
Além disso, ele vem em potes de 1kg. Caso você compre e não ache que é bom, ficará com uma quantidade grande de produto parada em seu estoque / dispensa.
Veja preços e onde comprar aqui.
Qual a melhor marca, afinal?
Dentre os docinhos prontos para enrolar que mencionamos aqui no artigo, concluímos que o da Nestlé / Moça seria a escolha mais acertada, pois é o que mais se aproxima do caseiro, sendo feito com leite condensado.
Vale à pena comprar esses doces prontos?
Em nossa opinião, se você puder fazer o brigadeiro na sua casa com ingredientes que você vai selecionar e escolher, seria muito melhor.
Aqui no blog você encontra diversas receitas de brigadeiro gourmet e tradicionais deliciosas, fáceis e práticas. Por exemplo:
- Receita de Brigadeiro Tradicional
- Receita de Brigadeiro de Caramelo Salgado
- 6 sabores de Brigadeiros Gourmet com apenas 1 receita de massa branca
Ainda, se quiser se aprofundar nas técnicas da produção de brigadeiro de forma profissional, indicamos nosso Curso de Brigadeiros e Beijinhos Gourmet, 100% em vídeo, com mais de 50 receitas exclusivas.
Além da questão da qualidade, tem o carinho que você entrega ao fazer um produto caseiro, de poder fazer parte de um momento especial de alguém, seja um familiar, amigo, ou cliente.
Em casos de exceção, onde você não tem muito tempo para se organizar para uma festa em sua casa, pode até ser uma opção, mas como regra geral, especialmente para venda, indicamos que você faça o caseiro, pois a probabilidade de você fidelizar e satisfazer o cliente será muito maior.
Veja abaixo também, um vídeo onde Ju Ferraz do site TPM faz a avaliação de beijinhos e brigadeiros prontos para enrolar:
Esperamos ter ajudado, e até a próxima!
Leia em seguida: Brigadeiro sem manteiga ou margarina. Como fazer?