6 Receitas de doces para vender na faculdade e na escola
Como ganhar dinheiro na faculdade ou escola
Existem diversas formas de se ganhar dinheiro na faculdade ou na escola. Se você tem habilidade na cozinha (mesmo sendo iniciante), pode escolher pela opção de doces para vender nesses locais.
Muitas pessoas que ingressam no mundo da confeitaria iniciam sua carreira vendendo doces em faculdades e escolas.
Outras, aproveitam exatamente o fato de estarem matriculados na faculdade, e começam a vender os doces para ajudar a pagar seus estudos. E essa é uma estratégia que dá muito certo!
Além disso, é uma excelente oportunidade, uma vez que quem está estudando sempre tem um intervalo para um lanche rápido.
Um docinho sempre vem muito a calhar, e pode ser a salvação de muita gente naquele momento da fome, ou de nervosismo antes de uma prova.
Como começar a fazer doces para vender na faculdade ou escola
Se você é estudante daquele local, você pode vender seus doces divulgando aos seus colegas de classe, que rapidamente se transformarão em clientes fiéis, e todos os dias irão esperar por suas novidades.
Mas não se limite ao espaço da sua sala de aula. Use as redes sociais ao seu favor para ajudar a alavancar a suas vendas!
Peça que seus colegas postem fotos com seus doces, e marquem o seu perfil do Instagram, para que mais e mais pessoas daquela escola ou faculdade saibam que você está ali na região, perto delas!
→ E falando nisso, veja em seguida o artigo completo sobre Biografia para Instagram: frases prontas e criativas sobre o que colocar!
Já se você não estuda naquele local, também pode vendê-los na porta, nos horários de entrada, intervalo e saída, sempre se preocupando com pontos importantes a serem observados por quem vende doces na rua (questão de higiene, por exemplo).
Agora, veja abaixo 6 ideias de doces irresistíveis para você vender na faculdade e na escola, todas fáceis e muito lucrativas!
Quais doces vender na faculdade ou escola?
1 – Trufas para vender
A gente aposta que você já viu histórias de sucesso de pessoas que lucraram muito com a venda de suas trufas, utilizando a renda para pagar faculdade, casamento, complementar renda.
São inúmeros os casos, e ao final deste artigo, colocamos alguns exemplos de sucesso.
A trufa, além de produção simples, tem baixo custo de investimento, gerando grande margem de lucro.
→ Leia nosso Guia Completo de Como Fazer Trufas Para Vender aqui.
→ Veja também a Receita de Trufa Tradicional que já postamos no Blog:
Receita de Trufa Recheada Tradicional
Ingredientes do Recheio:
Ingredientes da Cobertura (Casquinhas ou Banho):
Ingredientes de Coberturas em Pó:
Modo de Preparo do Recheio:
Derreta o chocolate com o creme de leite, utilizando banho-maria ou microondas.
Em seguida, adicione a bebida destilada caso optar. Misture bem, até ficar um creme bem homogêneo e brilhoso.
Leve para geladeira por 8 horas em recipiente bem vedado, para não absorver sabores de outros alimentos da geladeira.
Se for fazer bolinhas, mantenha na geladeira até o momento de enrolar. Caso vá preencher forminhas usando uma colher ou manga de confeitar, retire da geladeira e espere chegar em temperatura ambiente para facilitar o manuseio.
Modo de Preparo do Banho de Chocolate:
Faça bolinhas, e leve-as previamente à geladeira para ficarem mais firmes.
Em seguida, realize o banho com o chocolate derretido, utilizando um garfo para ajudar. Apoie em papel manteiga para não grudar. Há ainda a opção de utilizar uma grade para banhar várias trufas de uma vez só.
Leve à geladeria para que o chocolate cristalize (seque), por cerca de 15 minutos.
Modo de Preparo das Casquinhas de Chocolate:
Derreta o chocolate e preencha as forminhas de silicone até a marca indicada.
Insira a parte do silicone e, em seguida, a parte superior da forminha.
Pressione levemente e vire a forma ao contrário, com as aberturas voltadas para baixo.
Leve à geladeira até que o lado de fora da forma fique opaco, indicando que o chocolate descolou e está no ponto correto para desenformar.
Retire a parte superior da forminha e os silicones delicadamente para que as casquinhas não se quebrem.
Preencha as casquinhas com o recheio da trufa, que já deverá estar em temperatura ambiente, e de preferência dentro de uma manga de confeitar, para otimizar o trabalho.
Cubra cada trufa com chocolate derretido, tomando cuidado de não deixar nenhum buraco, para que não entre ar ou vaze recheio.
Leve à geladeira até secar por mais alguns minutos, e desenforme em seguida.
Modo de Preparo da Cobertura em Pó:
Faça bolinhas, e leve-as previamente à geladeira para ficarem mais firmes.
Passe cada trufa na cobertura em pó escolhida.
Em nosso Curso de Trufas Que Vendem o Ano Todo, você aprende tudo sobre esse doce em videoaulas super detalhadas (pois para fazer trufas para vender, é essencial que você saiba além de apenas receitas).
Dicas importantes e pulos do gatos para você otimizar a sua produção (e lucros), você só encontra no Curso, com 22 videoaulas e mais de 3 horas de duração.
Ainda aprende em detalhes mais de 20 receitas, além de todas as técnicas para fazer, decorar e embalar suas trufas de diferentes formas, utilizando os equipamentos que já tem em sua casa.
O grande segredo para vender mais é variar os sabores, e até mesmo fazer embalagens com versões “casadinhas”, como por exemplo, caixinhas com os sabores:
- Trufa de Leite Ninho + Trufa de Nutella
- Trufa Floresta Negra + Trufa Floresta Branca
- Trufa de Brigadeiro + Trufa de Beijinho
- Trufa de Maracujá + Trufa de Pimenta
Todos os sabores acima, você aprende em nosso Curso, e poderá criar todos os sabores que sua imaginação permitir!
2 – Cones Trufados
O cone trufado é uma variação da trufa, tradicionalmente oferecida redondinha em formato de bombom, onde você recheia generosamente uma casquinha daquelas de sorvete, com trufa cremosa.
Você pode intercalar camadas de trufa e beijinho, ou trufa e brigadeiro, ou ainda, trufa e doce de leite. Fica uma delícia!
Uma dica importante para ter cones trufados sempre bem crocantes, é pincelar chocolate por dentro e por fora da casquinha, vedando bem contra o ar e a umidade.
E só depois de bem sequinha, incluir o recheio. E claro, embalar corretamente também é imprescindível para preservar a crocância da casquinha. Porque ninguém gosta da casquinha mole e murcha, né?
→ Em nosso Curso de Trufas você aprende todos os segredos para se fazer cones trufados deliciosos e lucrativos, pois esse é o tema de uma das aulas.
3 – Pães de Mel
É claro que a gente não poderia deixar o pão de mel fora dessa lista, né? Se você for em qualquer faculdade ou escola, no hora do intervaldo vai ver alguém consumindo esse doce, seja porque comprou de algum colega de classe, ou porque vende na cantina.
O pão de mel é um doce muito popular, assim como as trufas e cones trufados. E por ser individualmente embalado, torna-se uma excelente opção para ser vendido nesses locais.
O fato de sua massa conter especiarias, torna a sua validade maior do que determinados doces, e o banho de chocolate bem feitinho também o vedará contra umidade e ressecamento, tornando um doce de ótima durablidade.
Já postamos uma receita de pão de mel super fácil, e que não precisa de batedeira. Veja:
Receita de Pão de Mel Caseiro Simples
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Coloque em uma vasilha todos os ingredientes secos peneirados.
Acrescente o mel e o leite morno, e misture tudo na mão (não é necessário batedeira).
Unte forminhas próprias para pão de mel ou uma forma retangular.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 180° C, por aproximadamente 30 minutos.
Retire do forno, deixe esfriar cerca de 15 minutos, e desenforme ainda morno.
Corte os pães de mel na metade, e aplique 15 gramas do recheio desejado (pule este passo caso faça sem recheio).
Derreta a cobertura de chocolate fracionado no microondas ou em banho-maria. O tempo e a potência irão variar de acordo com seu fogão ou microondas, então comece com temperaturas baixas e pouco tempo, mexendo sempre, para não queimar o chocolate.
Banhe os pães de mel, colocando-os para secar em cima do papel manteiga, e levando à geladeira até que o chocolate cristalize.
Se você gosto da ideia de fazer pães de mel para vender na faculdade ou escola, leia em seguida: Como Fazer Pão de Mel Para Vender, e assista ao vídeo abaixo, pois temos certeza de que te ajudará muito!
E se você quiser aprender tudo sobre esse doce tão popular e versátil, recomendamos que conheça o nosso Curso de Pão de Mel Lucrativo.
No Curso, você aprende a melhor massa de pão de mel que existe! Além de recheios especiais, métodos e técnicas de como banhar e decorar, com todo o passo a passo voltado para o faça e venda de forma prática e muito detalhada! E claro, 100% online e em vídeo.
4 – Brigadeiro: o queridinho em qualquer lugar!
Não apenas a versão do brigadeiro tradicional, mas principalmente a versão gourmet sempre arranca muitos suspiros por onde passa. E na faculdade ou na escola não será diferente!
Aqui, sugerimos uma apresentação do “Espetinho de Brigadeiro Napolitano”. É a junção dos sabores de 3 brigadeiros mais queridinhos, servidos de uma maneira muito fofa.
→ Se você quer seguir pelo caminho da venda de brigadeiros, não deixe de ler em seguida o no nosso guia: como fazer brigadeiro gourmet para vender.
Veja a receita do espetinho logo abaixo:
Receita de Espetinho de Brigadeiro Napolitano
Ingredientes para o brigadeiro de chocolate:
Ingredientes para o brigadeiro de morango:
Ingredientes para o brigadeiro branco:
Materiais para a montagem:
Modo de Preparo:
Comece fazendo os 3 sabores separadamente. Com os ingredientes em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo baixo por cerca de 15 minutos, mexendo sem parar até desgrudar o fundo da panela.
Assim que chegar no ponto, despeje em um prato e cubra com filme plástico PVC em contato com o doce para não criar película.
Repita a operação com cada um dos 3 sabores. Deixe-os esfriar por cerca de 8 horas.
Faça bolinhas com 15 g cada e enrole nos confeitos correspondentes.
Espete um brigadeiro de cada sabor e embale com o celofane. Finalize amarrando com o fitilho de forma bem charmosa.
Outra forma de apresentação de brigadeiro Napolitano, utilizando esta mesma receita, é enrolando uma pequena porção de cada massa:
Ou até mesmo fazer no copinho em camadas, tirando do fogo um pouco antes de chegar no ponto de enrolar.
→ Outro artigo que pode te interessar: Quanto Tempo Duram Brigadeiros? Aprenda Sobre Validade.
E claro, não podemos deixar de sugerir nosso curso de brigadeiros e beijinhos gourmet para você conhecer, caso queira investir em conhecimento para transformar tudo isso em um negócio lucrativo.
5 – Pipoca doce gourmet para vender
De uns tempos pra cá, as pipocas doces voltaram a ser moda dentre as opções de doces para vender. Agora elas aparecem repaginadas, nas versões gourmet, e fazem o maior sucesso.
Para vender na faculdade ou na escola é uma sacada genial, pois são super práticas de transportar, e já são tradicionalmente reconhecidas como uma opção de lanche.
O mais bacana é que a margem de lucro desse doce é excelente, pois são poucos ingredientes (basicamente leva milho, açúcar ou algum outro ingrediente para diferenciar o sabor – chocolate ou leite Ninho por exemplo).
Falando nisso, dá uma olhada nessa receita, de pipoca de leite ninho. É tão fácil que vale a pena você fazer mesmo que não for para vender!
Receita de Pipoca de Leite Ninho
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Em uma panela grande coloque o óleo, a água, o açúcar e o milho de pipoca e mexa bem.
Leve para cozinhar em fogo alto, sempre mexendo, até começar a estourar a pipoca – podendo demorar até 15 minutos.
Abaixe o fogo e mexa de vez em quando, sacudindo a panela, até pararem de estourar.
A pipoca ficará “caramelizada”, um pouco coladas umas nas outras por causa da calda de açúcar.
Aproveite que a calda ainda está quente, coloque o leite ninho e misture bem. Espere esfriar e sirva em seguida.
Você pode embalar de diversas formas. Em saquinhos ou copos de plástico bem vedados para conservar a crocância por mais tempo, assim como na imagem abaixo:
Ainda, pode adicionar uma caixinha personalizada para dar sustentação.
Ah, muito importante: Atente-se à validade da sua pipoca para que ela esteja sempre fresquinha na hora de ser consumida.
→ Sugestão de curso que te ensina tudo sobre pipocas gourmet.
6 – Vender brownie na faculdade / escola
A última dica de hoje são os brownies na lata, opção super rentável também.
Sabe quando a gente faz o brownie e sobram aquelas beiradinhas crocantes deliciosas (que às vezes até dá briga para ver quem fica com elas)?
Pois é, não é só você que ama essas “rebarbinhas”. Tanto que hoje existem pessoas que até vendem esses pedaços na lata, veja:
Ou seja: nada se perde, tudo se transforma (em lucro!) E uma vez que você cuidou da venda das rebarbas, você também pode vender o restante dos brownies embalados individualmente, veja:
A imagem acima é do brownie especial que fizemos para o Dia dos Pais em nosso Canal do Youtube. Para ver o passo a passo, assista ao vídeo abaixo, onde a gente ensina desde a receita do brownie, até como embalar e montar um kit lindo!
A receita escrita segue abaixo:
Receita de Brownie de Cerveja Escura
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Leve a cerveja ao fogo por cerca de 20 minutos, até que reduza para 120 ml. Reserve.
Derreta o chocolate juntamente com a manteiga em banho-maria.
Retire a mistura do banho-maria e adicione os demais ingredientes, um de cada vez, misturando até que fique uma massa homogênea.
Forre uma assadeira de 22 x 22 cm com papel manteiga. Caso não tenha papel manteiga, pode apenas untar e enfarinhar a forma.
Despeje a massa na forma, e leve para assar em forno pré-aquecido à 180 graus por aproximadamente 30 minutos.
Retire do forno quando ao espetar um palito, ele ainda saia levemente úmido. No brownie, não queremos que o palito fique seco como acontece em uma receita de bolo.
Deixe esfriar, e corte em cubos iguais para servir.
Se você nunca fez, ou não tem o hábito de fazer brownies com frequência, é bem comum errar no ponto, e até mesmo utilizar receitas erradas, como por exemplo, uma receita de bolo de chocolate, achando que irá virar brownie.
→ Por isso, se você quiser aprender todos os segredos das técnicas corretas para se fazer brownies para vender, recomendamos o Curso Intensivo de Brownies.
Casos de sucesso com a venda de doces na escola ou faculdade
Veja as histórias de sucesso das reportagens abaixo e inspire-se para começar:
→ Com dinheiro da venda de doces, jovem consegue arrecadar R$ 10.850,00 e se matricular em medicina. (Fonte: Jornal Terceira Via)
→ Sucesso nas vendas de doces na faculdade leva jovem a abrir doceria. (Fonte: G1 Mato Grosso).
→ Jovem começou a vender brigadeiros na faculdade para complementar renda. Hoje, ele tem uma empresa familiar e produz até 15 mil doces por mês. (Fonte: G1 Espírito Santo).
→ Professora vende doces para pagar faculdade de medicina da filha e se encanta com nova profissão. (Fonte: Olhar Direto Notícias)
→ Após dois anos vendendo trufas para pagar faculdade, jovem conclui curso. (Fonte: G1 Rio Grande do Sul).
Conclusão: vender doces nas escolas e faculdades é uma excelente ideia!
Com tudo o que foi dito até aqui, podemos concluir que vender doces nas escolas ou faculdades é uma ideia muito promissora de empreendedorismo.
Muitas pessoas que hoje têm grandes negócios com a venda de doce, iniciaram dessa forma, e se você quiser, pode fazer acontecer também.
Mas acredite, sair da zona de conforto, inovar e ser criativo rende muito mais clientes para provar suas delícias. Quanto mais você se aperfeiçoar com conhecimento de qualidade, mais verá seu trabalho gerar frutos.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado. Boa sorte!
→ Leia em seguida: Pãozinho De Mel Caseiro Coberto com Chocolate – Receita Prática E Econômica
Ótimas sugestões pra ajudar a pagar a mensalidade e adoçar a vida dos colegas, amei!
Obrigada!
Estava vendendo doces na facul pra ganhar uma grana, mas agora com a pandemia fiquei sem vender. Mas logo migrei pros aplicativos e graças á Deus estamos indo bem.
Que bom, parabéns, Daiana!
Nossa eu adorei a ideia!Vou tentar vender na minha faculdade! Obrigada pelas dicas!
Amei as receitas vou testar .obrigado .coloquei esse email na tela inicial do meu celular para acessar sempre que precisar …
Vcs são top.🥰
Ahhh que fofa, muito obrigada pelo carinho, Mari!